Governo de Goiás inclui Entorno do DF no Plano Goiás Inteligente

Tecnologias de ponta fortalecem a gestão pública e impactam diretamente a vida da população. IA Contra o Crime é um dos exemplos dessa transformação



O Governo de Goiás está implantando de forma pioneira no Entorno do Distrito Federal o Plano Goiás Inteligente, estratégia estadual voltada à transformação digital e à adoção de soluções de cidades inteligentes. Coordenada pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), a iniciativa reúne ações de diferentes pastas e tem como foco qualificar a gestão pública e ampliar os benefícios diretos à população.

O avanço da participação do Entorno foi consolidado durante o 2º Workshop do Plano Goiás Inteligente, promovido pela SGG, que reuniu gestores municipais para apresentação de resultados, troca de experiências e estímulo à adesão das prefeituras. Os municípios de Formosa e Novo Gama representaram a região no encontro, contribuindo com experiências voltadas ao uso da tecnologia aplicada à administração pública. Formosa também participou com um painel específico de inovação, apresentando resultados já obtidos no município.

Antes disso, o plano havia sido apresentado pela SGG ao secretário do Entorno do DF, Pábio Mossoró, e à equipe da Secretaria do Entorno, como etapa prévia para viabilizar a adesão dos municípios. Posteriormente, a proposta foi detalhada diretamente às prefeituras durante o workshop "Da Estratégia à Prática – Cidades Inteligentes com método e resultados", reforçando a conexão entre planejamento, execução e resultados concretos.

Para o secretário Pábio Mossoró, a adesão ao Plano é essencial para acelerar a modernização dos serviços na região. "A adesão dos municípios ao Plano Goiás Inteligente é fundamental para acelerar a transformação digital no Entorno e garantir soluções que melhorem o dia a dia do cidadão. A Secretaria do Entorno está à disposição para fazer essa ponte, apoiar os municípios e aproximar as prefeituras das oportunidades que o Governo de Goiás tem construído", afirmou.

O subsecretário de Telecomunicações da SGG, Renato Lyra, destacou que o envolvimento dos municípios é determinante para transformar diretrizes em entregas efetivas. "A gente quer fazer esse plano, tentar ajudar com conceitos de cidades inteligentes, fazer um observatório, juntar informações. Isso visa auxiliar a administração municipal, a administração estadual e a federal a direcionar políticas, captar recursos e desenvolver ações. Mas, sem os municípios, isso não vai sair do papel", disse.

Na mesma linha, a gerente de Cidades Inteligentes da SGG, Tássia Rafaela Araújo, ressaltou o caráter pioneiro da iniciativa e a relevância estratégica do Entorno no processo. "É uma ação pioneira no Estado de Goiás, em que buscamos envolver todos os 246 municípios para discutir cidades inteligentes. O Entorno do Distrito Federal não pode ficar de fora, pois conhecemos o potencial dessa região", afirmou.

Formosa apresenta resultados em inovação

Durante o painel, o superintendente de Informação e Tecnologia de Formosa, Kelver Macedo, apresentou avanços alcançados a partir da digitalização de processos administrativos. "Logo nos primeiros meses de gestão, implementamos os processos digitais. Antes, tudo era físico e, hoje, utilizamos processos digitais. Em 2025, reduzimos em mais de 4 milhões o número de cópias impressas", explicou.

Ele também destacou soluções já em funcionamento no município, como o rastreamento em tempo real do transporte público e o gerenciamento automatizado de energia. "Implementamos o sistema de rastreamento da frota de ônibus em tempo real. A pessoa usuária do transporte público de Formosa, que é gratuito, pode verificar pelo celular a localização do ônibus. Também estamos realizando o gerenciamento da energia no município, com desligamento automático após o expediente", completou.

IA Contra o Crime

Entre as iniciativas vinculadas ao Plano Goiás Inteligente está a plataforma IA Contra o Crime, solução tecnológica que integra um amplo banco de dados aplicado à segurança pública e que já opera em fase experimental no Entorno do Distrito Federal.

A ferramenta está em funcionamento em nove municípios da região, reunindo imagens de câmeras e dados em tempo real, com cruzamento de informações para orientar as equipes de segurança com maior precisão. No projeto-piloto, a iniciativa contribuiu para um aumento de 80% na elucidação de crimes como roubo e furto.




Foto: SEDF-GO.

Postar um comentário

0 Comentários